Monte seu PC

Escrito por Adamantiun

 

Monte seu PC você mesmo, saiba tudo que precisa

Você sempre quis montar seu próprio PC mas não sabe por onde começar? Vem comigo e vou te contar tudo que você precisa saber antes de embarcar na realização desse sonho. Dessa forma, tentarei elucidar todas as questões pertinentes para que você tenha condições e monte seu PC.

Por onde começar

Primeiramente, você deve buscar um conhecimento sobre as peças necessárias para a montagem de um PC. Bem como, deve realizar também uma pesquisa minuciosa de marcas e produtos ofertados, com uma atenção especial aos reviews de cada produto.

Ao passo que você vai realizando essas pesquisas, anote em um arquivo todas as informações pertinentes, como por exemplo, uma marca que tem bons reviews em determinada peça, mas não tão bons em outras. Assim você poderá ir montando um escopo das suas preferências para cada parte do seu PC.

É importante também, ao realizar as pesquisas, você levar em consideração as promoções e épocas. Por exemplo, após o lançamento de um novo produto, as empresas costumam colocar os que estão ficando “ultrapassados” com um preço melhor. Bem como, em datas específicas como a Black Friday.

Monte seu PC com as principais peças

Em primeiro lugar, você deve se preocupar com as peças de maior relevância para o bom funcionamento do PC, para que você monte seu PC em torno daquilo que você escolheu como “esqueleto principal” da máquina.

Em outras palavras, você deve pensar naquilo que é essencial, quais suas prioridades, em que o PC tem que trabalhar com excelência e onde se pode perder um pouco (ou não). Algumas das principais peças na montagem do PC são:

  • Processador;
  • Cooler do Processador;
  • Placa de Vídeo;
  • Placa mãe;
  • Placa de Rede;
  • Memória RAM;
  • HD ou SSD (sendo essa segunda a melhor opção);
  • Gabinete;
  • Entre outros.

Agora, você já tem um escopo daquilo que virá a ser o seu PC dos sonhos. É hora de pensar nos “acompanhamentos” para que você monte seu PC e tenha o desempenho que sempre sonhou.

Periféricos

Uma fatia do PC muito importante também são os periféricos, pois dependendo da utilidade que ele terá, seja para games, trabalho, edição de vídeos, programação, entre outros, os dispositivos de entrada e saída poderão ditar o seu sucesso ou fracasso.

Por exemplo, a sua meta é montar um PC gamer? Logo, você deve se preocupar em ter também bons acessórios, que irão fazer total diferença em seu gameplay. Teclado, Mouse, Headphone/Headset podem ser a diferença entre a derrota e a vitória.

Da mesma forma, se a sua meta é montar um PC para trabalhar com edição de vídeos, imagens ou desenhos digitais, a sua principal preocupação deverá ser um monitor que capture todas as cores da forma mais correta e real possível.

Algumas tecnologias que fazem a diferença

Tecnologias como os Headphones com 7 canais de áudio, que auxiliam o jogador a identificar a direção do tiro, ou dos passos dos inimigos. Também os mouses com uma alta taxa de Polling Rate, que entregam seus comandos ou PC em menos tempo.

Eventualmente, uma coisa ou outra fará uma grande diferença no gameplay do usuário. Não só por isso, ao decidir montar o seu PC, não só pensando economicamente, você deve estudar cada parte que deseja colocar em sua máquina de acordo com o seu objetivo final.

Faça testes sempre que possível

Existem na internet diversos sites que oferecem testes gratuitos para os periféricos de PC. Um deles é o site da Adamantiun, que você pode acessar clicando AQUI. Te permitirá testar os 7 canais de áudio do seu Headset (caso possua essa tecnologia), ou o Polling Rate do seu Mouse, seu ping ou ainda os seus reflexos e velocidade, com testes de click por segundo e ações por minuto.

Dessa forma, você pode ter uma noção daquilo que pode estar atrapalhando seu gameplay e/ou onde você pode melhorar e aprimorar sua jogabilidade.

Deixe um comentário