Defeito em notebook liga e não da imagem.

Um defeito muito comum que recebemos em nossa assistência que as vezes é algo simples como uma limpeza interna ou algo mais grave como uma de seu periféricos queimados.

– A principio as primeiras providências que tomamos é limpar bem todos os componentes do notebook ou desktop, utilizamos álcool isopropílico para limpar os contatos do processador e toda placa removendo vestígios de oxidações, os pentes de memórias ram eles costumam a criar uma certa crosta amarelada em seu dentes de contato fazendo um isolamento e assim o não funcionamento correto da placa mãe.

Local onde se deve passar a borracha

– Logo abaixo tem uma imagem de uma placa mãe com um componente queimado, isso pode ocasionar um curto fazendo com que o computador não ligue ou até mesmo acionar e não da imagem, no circuito existe fontes primários e secundários geralmente usamos a abreviação VA (Volt Always) ” tradução” Always = sempre vai ter voltagem e VS ( Volt Secondary) Voltagem secundaria, com uma esquema eletrônica fica mais fácil identificar o tipo de tensão que passa pelo componente.

Mosfet queimado em circuito
  • as fonte primarias acionam assim que você ligar o carregador do notebook ou fonte do desktop, e as secundarias acionam quando a placa mãe é ligada, se o componente queimou em uma fonte secundaria o pc ou notebook pode ligar mas não apresentar imagem na tela ou desligar imediatamente após um tempo.

– Após testar o circuito eletrônico da placa mãe e feito uma limpeza minuciosa partimos para o segundo estágio que é verificar se todas as tensões da placa mãe estão funcionando e acionando devidamente, as vezes um componente como capacitor, resistor, transistor mosfet e tantos outros podem apresentar defeito, temos que analisar qual a função do componente e troca por outro com mesma função para que o equipamento volte a funcionar em perfeito estado.

CI ite ou Super I/O

A placa mãe tem todos os periféricos ligado a ela, e este componente o super I/O que é com uma segunda mãe pois dependendo do circuito ele é o responsável por acionar praticamente todos os setores como alimentação do processador, memoria, chipset e até um simples led do carregador de notebook, muitas vezes uma este componente sofre muito com oxidação, pois são varias pernas pode ocasionar um defeito como este de ligar e não da imagem.

Curiosidade:

Placa mãe notebook g42 da HP os leds as vezes não acendem e muitas pessoas acreditam que é um curto e as vezes é uma simples regravação de bios

Notebook dell  hp acer samsung lenovo cce positivo não liga ou não imagem.

curto em notebook

 

 

Deixe um comentário

error: